Tupiniquim Saison de Cajú

A Tupiniquim, cervejaria do ano na South Beer Cup 2014, é de Porto Alegre e desde a sua criação se destaca por produzir cervejas colaborativas de excelente qualidade. A Saison de Cajú é medalha bronze na South Beer Cup IV. Para essa receita, que possui adição dos nacionalíssimos cajú e manga, a Tupiniquim contou com a colaboração da cervejaria americana Stillwater Artisanal.


É uma cerveja que possui coloração amarelo claro, com ótima formação de espuma e excelente retenção. Exibe turvação, comum ao estilo. Os aromas primários cítricos são decorrentes da levedura utilizada no processo de fermentação e apresentam-se na forma de damasco e casca de laranja. Em segundo plano, frutas tropicais como a manga somadas aos condimentos coentro e anis. Apresenta uma boa acidez somada a breve dulçor e amargor. A acidez equilibrada se estende até o final, dando espaço ao amargor leve e adstringente. No retrogosto, as frutas cítricas e condimentos.

Cervejaria: Tupiniquim
Grupo da Cerveja: Belgian & French Ale
Estilo da Cerveja: Saison
Cor: Amarelo Claro
Graduação Alcoólica: 6,8%

"Saison" significa "Estação do ano" e demonstra uma Cerveja complexa tanto no aroma quanto no sabor, devido à enorme variedade de temperos que lhe são adicionados e lhe conferem características únicas e exclusivas, pois levam polpa de caju e manga na maturação. Além disso, a levedura utilizada é o Brettanomyces, cepa que vem recebendo bastante destaque nos últimos tempos (tendo sido também utilizada em outra receita da Tupiniquim, a Brett IPA).